VI Encontro Sobre Investigação na Escola - FURG/RS - 29 e 30 de Setembro  

Postado por Felipe Bruno Martins Fernandes

TEMA “MIRAR AÇÕES DO PROFESSOR NO PRESENTE.”
O enfoque do VI Encontro Sobre Investigação na Escola está na análise investigativa da prática de professores na escola. A idéia de mirar essas ações está relacionada com os organizadores do evento, participantes do grupo de pesquisa CEAMECIM, afetuosamente chamados pelos mais antigos, de grupo MIRAR em razão de suas histórias. O evento continua com sua tradição de dar continuidade à idéia de discussão em coletivos de professores em uma perspectiva de produção de conhecimento na escola, em ações de análise, reflexão e pesquisa sobre o que fazemos em nossas ações docentes.

Queremos ressaltar também que o propósito do evento é uma educação no presente, colocando assim a idéia de alargá-lo, estendê-lo, buscando concretizar em nossas ações pedagógicas não ações para um futuro, mas sempre para um presente que se refaz e se atualiza por nossas ações no passado.

OBJETIVOS
A realização do VI Encontro Sobre Investigação na Escola pretende continuar o avanço iniciado na direção em que apontam as avaliações dos eventos anteriores promovidos pelo Grupo de Pesquisa na Formação de Professores – GPFP da UNIVATES – Centro Universitário. A avaliação da importância do evento para a área de conhecimento, no caso Educação, e para o desenvolvimento podem ser caracterizados pelos objetivos gerais dos diversos eventos:

Dar continuidade à perspectiva inovadora, ativa, reflexiva e formativa;

Favorecer que professores do Rio Grande do Sul iniciem ou continuem a escrever, analisar e avaliar suas atividades inovadoras de ensino-aprendizagem, em especial aquelas que incluam um caráter investigativo de sua prática docente;

Socializar experiências escolares inovadoras em uma perspectiva não hierárquica, isto é, que professores discutam os resultados de suas investigações didáticas e avaliem essas experiências, de igual para igual, seja com colegas de trabalho, com futuros professores ou com formadores de professores;

Avaliar e contrastar o modelo de didático alternativo de investigação na escola com a prática docente de professores inovadores do estado;

Fomentar o desenvolvimento de uma cultura de análise da prática pedagógica coerente com as diretrizes da formação de professores;

Priorizar, em termos da formação continuada, a consideração das reais necessidades dos professores dando continuidade ao processo de evolução profissional já alcançado nos encontros anteriores;

Fomentar a criação e o desenvolvimento de “coletivos de professores investigadores” como forma de garantir a continuidade e o avanço da inovação escolar.
GRUPO MIRAR

O grupo MIRAR se constituiu a partir do ano 1997 em que um grupo de professores resolveram iniciar reuniões semanais para discutir suas práticas docentes no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – CEAMECIM, que completa em junho deste ano 25 anos de ações na formação de professores na FURG. O significado do nome MIRAR foi construído coletivamente e cada letra está relacionado a um significado sobre as ações que desenvolvemos a partir deste grupo: M de mediar a aprendizagem em processos educativos; I de investigar a prática docente na escola; R de refletir sobre nossas ações docentes; A de aprendizagem continuada em processos de formação permanente, R de recomeçar sempre de novo o processo de formação inacabado, incerto e auto-organizado.

Fazem parte do MIRAR atualmente professores em formação do curso de Química-Licenciatura, professores em serviço da educação básica de Ciências, Biologia, Química, Geografia, História e formadores.

As ações desenvolvidas pelo grupo envolvem a articulação entre desenvolvimento curricular e formação permanente, tendo como ferramenta de interação o ciberespaço por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS).

A partir de 2000 o MIRAR intensificou suas ações a partir de projetos interinstitucionais que continuaram processos de formação anteriores entre FURG, PUCRS e UNIJUÍ e assim estivemos juntos no Projeto Cidadão e atualmente no Projeto Ciberciências, que novamente o nome diz, interagimos via ciberespaço na articulação entre formação permanente e desenvolvimento curricular.

COMISSÃO ORGANIZADORA


Coordenadora geral
Maria do Carmo Galiazzi

Colaboradores

Ana Lúcia Imnhoff

Ana Laura Salcedo de Medeiros

Bianca Barreto Martins (Bolsista/CNPq)

Carmen Luiza de Azevedo Costa (Bolsista/FURG)

Carolina dos Santos Fernandes (Bolsista/FAPERGS)

Claudia da Silva Cousin

Cleiva Aguiar de Lima

Débora Pereira Laurino

Denise Seixas Cruz

Dulce Regina de Abreu Flores

Edi Morales Pinheiro Junior

Fabiane Ferreira da Silva

Gabriela Afonso Halal

Gislaine Penha Ruffato

Ida Letícia Gauterio da Silva (Bolsista/FURG)

Ingrid Elisabet Wally Jorge

Ivane Duvoisin

Jackson Luís Martins Cacciamani

Luis Carlos Schmitz

Luis Fernando Moretto Tusnski

Marcia Santiago de Araujo

Maria Ângela Martins Teixeira

Maria Carolina Salum Bulhosa

Maria Teresa Orlandin Nunes

Moacir Langoni de Souza

Paula Regina Costa Ribeiro

Raquel Pereira Quadrado

Rodrigo Launikas Cupelli

Ronaldo Mancuso

Susana Inês Molon

Tanise Novello

Vera Maria Silveira Dos Santos

Viviane Conceição Duarte Madeira (Bolsista/FURG)

INSCRIÇÕES

LINHAS DE TRABALHO




Experiências curriculares

Ensino-aprendizagem - avaliação - metodologia - conteúdos – idéias dos alunos - interdisciplinariedade - recursos tecnológicos - didáticas específicas - material curricular (didático) - experiências educativas sem currículo prescrito (escolas alternativas).

Formação docente

Inicial - continuada - permanente - extensão - grupos de estudo - organizações não tradicionais - coletivos de professores - vivências de autoformação - atividades não formais – reflexão sobre a própria prática.

Cultura e política educativa

Reformas educativas – condições de trabalho docente – orientação escolar – relações na escola - violência escolar - discussão sobre padrões referenciais em educação


FORMATO DOS TRABALHOS




Os relatos devem ter de 500 palavras e no máximo 1500, formato Nome_do_trabalho.doc ou Nome_do_trabalho.rtf, e letra tamanho 12 (Times New Roman).

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This entry was posted on terça-feira, julho 18, 2006 .