08/03/2007 17h19 Cientistas, professores de pós-graduação e dirigentes do Ministério da Educação debatem nesta quinta-feira, 8, em Brasília, o Projeto de Lei nº 7.569, de 2006, que amplia as atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para torná-la responsável, também, pela formação de professores da educação básica. O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal em regime de urgência. Na abertura da reunião, na sede da agência, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou a importância de a Capes utilizar sua experiência de meio século para a formação de professores do ensino básico. "Seria um desperdício muito grande não aproveitarmos o conhecimento acumulado ao longo desses anos", disse. Além disso, o ministro salientou que a atuação será sempre na perspectiva do fomento, da indução, como ocorre na pós-graduação. O presidente da Capes, Jorge Guimarães, acrescentou que a formação de professores da educação básica será um desafio. "Queremos contribuir para uma maior interação entre a educação e a ciência", afirmou o presidente da Capes, Jorge Guimarães. A educadora Miriam Warde, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, considera a iniciativa excelente. Segundo ela, nos congressos internacionais de cientistas é difícil explicar como o Brasil, com um dos melhores sistemas de pós-graduação do mundo, ainda convive com analfabetismo e professores leigos. A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Suely Druck, defendeu que é necessário garantir qualidade nos cursos de formação de professores. Susan Faria Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=6579&FlagNoticias=1&Itemid=6728 |