Meu trabalho no III Colóquio franco-brasileiro de filosofia da educação: Foucault 80 anos  

Postado por Felipe Bruno Martins Fernandes




Sessão 37. Homossexualidade e estética de si.

ANDERSON FERRARI - UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), “Quem sou eu? Que lugar ocupo? – Grupos Gays, Educação e a construção do Sujeito Homossexual”.
FELIPE BRUNO MARTINS FERNANDES; PAULA REGINA COSTA RIBEIRO - Fundação Universidade Federal de Rio Grande, “O Monstro Humano em Fragmentos de Discurso de Ativistas Homossexuais”.
ÂNGELA MEDEIROS SANTI - ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro); UFRJ (Universidade federal do Rio de Janeiro), “Estética de si como prática pedagógica erótica”.

III Colóquio franco-brasileiro de filosofia da educação: Foucault 80 anos


Os Colóquios Franco-Brasileiros de Filosofia da Educação são uma realização do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

A terceira edição do Colóquio busca homenagear o filósofo francês Michel Foucault, no mês em que serão comemorados os 80 anos de seu nascimento. Ao longo desse período é inegável a presença das contribuições do pensamento foucaultiano no Brasil, acentuada a partir da década de 1970, o que pode ser atestado na formação de pesquisadores, nas leituras apropriadas em diversos domínios, nas recentes traduções e nos comentários produzidos em torno de sua obra e/ou de categorias a ele associadas. Neste sentido, o Colóquio será um espaço propício ao debate já instalado nos vários saberes em que ele vem se manifestando, filosofia, história, direito, letras medicina, sociologia, antropologia e pedagogia.


Um pouco de história

A segunda edição do Colóquio, em novembro de 2004, foi organizada sob o tema “O devir-mestre: entre Deleuze e a Educação”. A riqueza e o aprofundamento das discussões mostraram o quanto as duas áreas – Filosofia e Educação – têm a ganhar com esta proximidade. As sessões de comunicações reuniram mais de quarenta trabalhos e o Colóquio foi acompanhado pela apresentação da Exposição “Gilles Deleuze”.

Antes, em junho de 2002, teve lugar o I Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, «O valor do mestre – igualdade e alteridade na educação», com a presença, dentre outros convidados, de Jacques Rancière. Entre os mais de 500 inscritos, destacou-se, para nossa satisfação, a ampla participação de professores das redes públicas de ensino básico e médio – nesta que se constituiu, para nós, uma bem-sucedida iniciativa de colocar a filosofia da educação a serviço da prática da educação pública em nosso país.

VEJA O SITE E TODA A PROGRAMAÇÃO

This entry was posted on segunda-feira, agosto 21, 2006 .